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Como preparar o seu consultório para receber pessoas com necessidades especiais?

As pessoas com necessidades especiais (PNEs) são aquelas que apresentam limitações físicas, sensoriais, mentais, de desenvolvimento, e/ou que precisam de qualquer atenção especial durante o tratamento odontológico, como pacientes com necessidades médicas especiais (diabetes e grávidas, por exemplo). Essas condições exigem planos personalizados, e um desses planos é sobre a preparação do seu consultório para receber esses pacientes.

Vale lembrar que pacientes com necessidades especiais são mais propensos a apresentar má higiene bucal, pelos medicamentos que são usados, por condições médicas e pela dificuldade em realizar o autocuidado. Por conta disso, essas pessoas acabam tendo uma alta prevalência de cárie dentária e doença periodontal.

Como tornar o consultório acessível para todos os pacientes?

  • Estacionamento prioritário 

É fundamental que 20% das vagas de estacionamento de sua clínica odontológica sejam destinadas a pessoas com necessidades especiais, mobilidade reduzida, idosos e gestantes. Essas vagas devem estar localizadas próximas a entrada, devidamente sinalizadas e atendendo a legislação aplicável.

  • Acesso ao consultório  

Todos os locais do consultório devem ser acessíveis, principalmente para pacientes cadeirantes ou com dificuldades de locomoção, seja por rampas de acesso com corrimão ou por elevadores, conforme normas específicas.

  • Portas e maçanetas 

As portas de todo o consultório devem ser adaptadas, com largura ideal de 80cm e altura 2,10m. A altura de puxadores e maçanetas também deve ser considerada. 

  • Piso 

O piso deve ser seguro e sinalizado, além de conter textura ou táteis, facilitando o acesso de pessoas com necessidades especiais.

  • Recepção e sala de espera

A recepção do consultório precisa oferecer um bom espaço de circulação, além do balcão (e bebedouros, se houver) com uma parte mais baixa para cadeirantes.

A sala de espera também deve oferecer um bom espaço de circulação, sem obstáculos, como objetos e tapetes que possam atrapalhar o acesso.

  • Banheiros  

Seguindo as normas ABNT, 10% dos banheiros devem ser adaptados e as dimensões necessárias são de, no mínimo, 1,50m x 1,70m. Também é necessário conter barras de apoio e portas largas (com 80cm de largura).

  • Adaptação da cadeira odontológica  

É preciso remover barreiras como cadeiras, tapetes e demais objetos que possam atrapalhar a movimentação do paciente com necessidades especiais até a cadeira odontológica. 

A altura da cadeira, posição do refletor e localização da bandeja também devem ser ajustados. Além do uso de apoios de cabeça e rolos de espuma para posicionar melhor o paciente. Alguns consultórios oferecem um atendimento lateralizado, com o uso de uma cama odontológica.

Métodos de atendimento ao paciente PNE 

Para o cuidado odontológico desta população é preciso compreender as necessidades e particularidades de cada paciente e familiares. O profissional estabelece uma relação de confiança com o paciente desde o começo, e identifica os pontos essenciais e tratamentos adequados.

O atendimento pode ser feito de diversas formas, dependendo do grau de limitação de cada paciente.

  • Atendimento padrão – quando existe a colaboração do paciente. Diferencia-se apenas o ambiente, materiais e equipamentos odontológicos utilizados para a prática clínica.
  • Atendimento condicionado – uso de técnicas de manejo como alternativa para incentivar a cooperação do paciente, como distração, reforço positivo, controle de voz, modelação e a técnica Dizer-Mostrar-Fazer.
  • Atendimento sob contenção – quando o paciente se torna agressivo ou realiza movimentos involuntários que dificultam o atendimento odontológico. Neste caso, deve ser avaliado quais técnicas de contenção se adequam, sendo elas:

Contenção física/mecânica – restringe os movimentos do paciente, com a utilização de acessórios/equipamentos apropriados.

Contenção química – utilização de sedação ou anestesias gerais.

Hipnose – utilização da hipnose para controlar as reações do paciente. 

Em alguns casos, a presença de familiares e cuidadores deve ser considerada para que o atendimento odontológico ocorra da melhor maneira possível.

Fontes:

www.colgateprofessional.com.au

www.blog.dentalspeed.com

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