Profissionais

Tudo sobre o setor odontológico e oportunidades para o profissional do setor

O setor odontológico apresenta diversas dificuldades e pontos de atenção que devem ser observados ao ingressá-lo. É importante que os recém-formados e com interesse em trabalhar na área conheçam a realidade e as oportunidades disponíveis neste setor.

Os principais desafios desse setor estão relacionados a forte concorrência com os outros profissionais, por isso é importante estar sempre atualizado e encontrar o seu diferencial na odontologia. A especialização em determinada área de atuação, por exemplo, é peça fundamental para o reconhecimento e capacitação do profissional, sendo esse o diferencial que muitos cirurgiões-dentistas buscam na hora de atrair os pacientes.

Também é importante ressaltar o papel das entidades neste momento, trazendo informações e novidades a respeito do setor. No dia 29 de fevereiro, a Harmonização Orofacial completou quatro anos de regulamentação como especialidade odontológica pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). A data representa um marco histórico na Odontologia brasileira, no avanço técnico-científico e na valorização dos Cirurgiões-Dentistas que exercem com responsabilidade e ética a especialidade.

O CFO também luta contra a abertura de novos cursos de Odontologia, a preocupação da entidade é com a qualidade da formação profissional que o Cirurgião-Dentista vai ter. Com base no mesmo pensamento, o Conselho também se posicionou contra a modalidade de ensino a distância (EAD) para essa área.

O setor odontológico atualmente

Atualmente, existem cerca de 380 mil cirurgiões-dentistas no Brasil, sendo aproximadamente 100 mil somente no estado de São Paulo. Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul aparecem na sequência completando esse Top 5, com aproximadamente 46 mil, 35 mil, 23 mil e 21 mil formados, respectivamente.

É fundamental também que o profissional tome cuidado e somente faça o uso e a aquisição de produtos, ferramentas e materiais que estejam regularizados na ANVISA, com o intuito de manter a qualidade no seu atendimento. Além disso, realizar uma anamnese completa do paciente é tão importante quanto o tratamento, já que é a partir dessa “entrevista” que se chega ao diagnóstico completo.

Mídias Sociais

A criação de um perfil comercial (ou mudança do perfil pessoal para o comercial) vem sendo uma estratégia utilizada em diversas áreas profissionais, e é claro que no setor odontológico não seria diferente.

Exponha a sua marca, invista em anúncios e compartilhe muito conteúdo educativo e interativo com os seus seguidores (explorar fotos de “Antes” e “Depois” é uma alternativa que atrai bons resultados. Mas muita ATENÇÃO ao Código de Ética Odontológica na hora de fazer suas publicidades.

Fonte: crosp.org.br

SOBRE A ABIMO 

A ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos é a entidade representante da indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e internacional.
Setores de atuação da ABIMO: Médico-Hospitalar, Odontologia, Laboratório, Biotecnologia, Reabilitação e Tecnologia Assistiva.

SOBRE A CAMPANHA SORRIR MUDA TUDO

SORRIR MUDA TUDO – É uma campanha que fortalece a importância da visita frequente aos cirurgião-dentista e mostra que a saúde bucal está relacionada à saúde geral do corpo, como parte de uma cultura de prevenção. Afinal, a saúde da boca pode estar ligada a doenças que afetam todo o corpo.

Compartilhe:

Deixe uma resposta