BlogProfissionais

Ao sair do consultório, orientação e cuidado ficam a postos

Cirurgiões-Dentistas podem contribuir ainda mais com a qualidade e vida de seus pacientes por meio de orientação contínua sobre como cuidar da saúde bucal em casa, no trabalho etc. Da porta para fora do consultório, as atenções e cuidados devem se intensificar, pois é o momento onde começam as surgir as consequências de maus hábitos – que muitas passam despercebidos pelas pessoas.

Quando o profissional orienta e estimula seus pacientes, pode, inclusive, sugerir para que eles multipliquem esse conhecimento a seus familiares e amigos, o que potencializa ainda mais a prática da boa higiene bucal e prevenção. Afinal, devido à sua íntima relação com o estado geral do organismo, a saúde geral começa pela boca.

Por isso, sempre que possível o dentista pode explicar ainda mais e com detalhes os passos da boa saúde bucal, que tipos de produtos usar, em que ordem e como usar. Nada melhor do que um bom incentivo.

“Por onde posso começar orientando?”

Em primeiro lugar, é importante tirar a pressão que muitos profissionais têm de que estão sendo, de certa forma, “invasivos” ou palpitando em aspectos que não dizem respeito à área de atuação.

É óbvio que não se pode obrigar ninguém a nada, mas os atitudes e cuidados que os pacientes tomam na rotina diária implicam diretamente nos desdobramentos do seu trabalho, ainda mais em tratamentos que demandam longos acompanhamentos. Isso ainda pode gerar cobranças excessivas e descabidas sobre determinados procedimentos. Para além das recomendações tradicionais de cuidados diários, alimentação e hábitos saudáveis, separamos algumas dicas básicas que podem te auxiliar nessa troca de informações:

Indicar o uso correto das técnicas

Embora pareça simples, muitos pacientes não fazem uma escovação eficiente, que é quando colocamos a escova na boca em um ângulo de 45° em relação à gengiva, movimentando-a circularmente e sempre com cuidado para não aplicar muita força na gengiva. As partes internas, externas e de mastigação devem ser escovadas delicadamente, de trás para frente, sempre com movimentos curtos e breves. É importante reforçar que escovar a língua também é fundamental na remoção completa das bactérias e na contenção do mau hálito.

O fio dental também gera muitas dúvidas: em média, apenas 40 centímetros são necessários para uma limpeza completa, onde deixamos um pedaço livre entre os dedos e limpamos as áreas interdentais. O cuidado com a gengiva permanece e, em caso de sangramento, o recomendado é evitar o processo no mesmo local por alguns dias.

Produtos com boas fórmulas oferecem bons resultados

Com tantas opções de produtos no mercado, ficou difícil saber o que indicar. Neste momento, opte por marcas que possuem fórmulas exclusivas e de alta tecnologia, que atuam na prevenção de cáries, acúmulo de placa bacteriana, formação de tártaro, gengivite e sensibilidade. Para os cremes dentais, a presença de Zinco e Arginina, por exemplo, é característica de produtos que oferecem longínqua proteção e estimulam a limpeza total da boca.

Segundo a cirurgiã-dentista Dra. Fernanda Carrer, mestre em Patologia Bucal e doutora em Ciências Odontológicas pela USP, manter uma regularidade na escovação com uso de creme dental fluoretado, desde as primeiras erupções dos dentes das crianças, previne contra as patologias mais comuns: a cárie e as doenças periodontais.

Quando falamos de enxaguantes bucais, produtos que possuem flúor eficazes para uso diário para qualquer pessoa que quer garantir limpeza, hálito fresco e fortalecer o esmalte dos dentes contra ataques ácidos, mas principalmente também para quem convive com o alto risco de desenvolver cárie dentária.

O fato é que ser Cirurgião-Dentista também é levar a atuação junto ao paciente, no dia a dia e lembrar que muitos problemas podem ser evitados quando a nossa higiene bucal está em dia; não só na forma de um sorriso bonito, mas como um corpo saudável e em sintonia com a vida!

Fonte: Colgate

Fonte: CROSP – Conselho Regional de Odontologia de São Paulo

Compartilhe:

Deixe uma resposta