Como o cuidado com a saúde bucal afeta a saúde do corpo

Sorriso

Quantas vezes você vai ao dentista no ano? Se você respondeu só uma, ou nenhuma, é melhor agendar rapidamente uma consulta com um especialista. Assim como o nosso corpo, a boca também precisa de cuidados frequentes. Muitos problemas na saúde geral, conhecida também como saúde sistêmica, estão relacionados direta ou indiretamente com os cuidados de saúde bucal.

A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde de todo o organismo. Além de ter as funcionalidades que já conhecemos, como fala, mastigação e respiração, a boca é a principal cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, o que faz com que ela seja a entrada para bactérias e outros problemas de saúde que podem afetar todo o corpo. Muitos problemas se manifestam primeiro – de forma sútil – na boca, podendo ser um primeiro ponto para o diagnóstico e vice-versa.

A dentista Lúcia Cappellette Carezzato, coordenadora de endodontia da ABO, Associação Brasileira de Odontologia, explica que uma dor de dente, por exemplo, pode ser sintoma de algo que vai além da boca. “A dor de dente não necessariamente é causada por um problema no dente. A sinusite, por exemplo, às vezes se manifesta através de dores terríveis na arcada dentária. Uma oclusão pode causar um desconforto que não especificamente tem tratamento com o dentista. Por isso, é sempre necessário consultar um profissional de saúde”, explica Lúcia.

Alguns problemas de saúde que se manifestam na boca:

  • Lesões bucais podem ser o primeiro sinal de AIDS.
  • Aftas podem ser uma manifestação de Doença Celíaca ou Doença de Crohn.
  • Uma gengiva pálida ou avermelhada pode ser um indicativo de desordens hematológicas.
  • Perdas ósseas nos maxilares podem ser um primeiro sinal de osteoporose.
  • Alteração na aparência dos dentes pode indicar bulimia ou anorexia.
  • A presença de diversos componentes nocivos como álcool, nicotina, drogas, hormônios, toxinas do meio ambiente, anticorpos, podem ser detectados na saliva.

Compartilhe:

Deixe uma resposta