Diabetes interfere na saúde bucal e vice-versa

Medindo o nível de insulina

Os cuidados com a doença vão muito além da preocupação com a alimentação, já que a diabetes interfere na saúde bucal, principalmente, e pode afetar todo o corpo humano. Pessoas com diabetes possuem alto risco de desenvolver problemas na boca por conta do descontrole da glicemia e interferência na produção salivar, ficando mais suscetíveis a infecções.

Entenda como a diabetes interfere na saúde bucal

“Uma pessoa diabética fica com pré-disposição a manifestar doença periodontal – que engloba tecidos, ligamentos e ossos específicos que envolvem e sustentam os dentes. Se ela não tem um cuidado com a saúde bucal, é possível que essa doença se manifeste mais cedo”, explica a dentista Lúcia Cappellette Carezzato, coordenadora de endodontia da ABO, Associação Brasileira de Odontologia.

A especialista explica que, por conta de o sangue dos portadores de diabetes possuir uma alta concentração de glicose, o desenvolvimento de bactérias é facilitado. Isso somado ao acúmulo de restos de comida favorece a proliferação de cárie.

Dicas

A melhor forma de evitar maiores problemas é, antes de tudo, visitar o dentista regularmente.

Além disso:

  • Manter uma boa higiene bucal em casa, com escovação, uso do fio dental e enxaguante bucal.
  • Moderar o consumo de bebida alcoólica.
  • Seguir a dieta prescrita pelo médico.
  • Não fumar.
  • Praticar exercícios físicos.
  • Manter os níveis de açúcar no sangue controlados.

Saiba mais

Clique aqui e assista a #HistóriaDoMeuSorriso, web-série mensal que, em novembro de 2019, falou sobre diabetes e saúde bucal.

Compartilhe:

Deixe uma resposta