Em um cenário ideal, com a higienização bucal correta e visitas regulares ao Cirurgião-Dentista, os dentes devem durar a vida toda.
Para recuperar a mastigação, o sorriso, a autoestima, a fala, entre outras funções, existe a prótese dentária. Ela pode ser total ou parcial e, assim como os dentes, exige cuidados importantes. Alguns deles são*:
- Ao manuseá-la, coloque-a sobre uma toalha dobrada ou em um recipiente com água. As próteses dentárias são delicadas e podem quebrar se caírem.
- Não a deixe secar. Mergulhe-a em água quando não estiver em uso. Água fria, nunca quente para não deformar.
- Escove diariamente para remover resíduos de alimentos e placa bacteriana e, assim, evitar manchas. Não utilize creme dental, pois contém partículas que podem riscar e deixar a prótese mais propensa ao acúmulo de bactérias, utilize limpador específico para prótese recomendado pelo Cirurgião-Dentista.
- Evite usar enxaguante bucal na prótese, eles podem causar alterações nas cores dos dentes e da base.
- Escove a gengiva, a língua e o palato todas as manhãs com uma escova de dentes de cerdas macias antes de colocá-la. Isso estimulará a circulação nos tecidos.
- Vá ao Cirurgião-Dentista imediatamente caso a prótese quebre, trinque ou se estiver solta na boca. Evite o uso de lixa ou qualquer outro material para desgastá-la ou fazer ajustes.
*Fonte: Colgate.
Mais sobre as próteses dentárias
Só um Cirurgião-Dentista é capaz de opinar sobre o tipo de prótese que deve ser colocada, bem como acompanhar todo o processo e auxiliar na resolução de quaisquer problemas.
Contar com todos os dentes é ter mais qualidade de vida. Viver bem é importante em todas as fases. Se você deseja comer ou beber melhor, sorrir sem vergonha, mastigar os alimentos da forma correta, entre outros benefícios, marque uma consulta odontológica. Pode ser particular, em faculdades ou na UBS mais próxima – para ter uma orientação. Sorrir Muda Tudo, é nisso que as apoiadoras da campanha ABCD, ABLOS, ABO, ABOD, ABRO, APCD, CFO, CROSP e ABIMO acreditam.