Profissionais

Tratamento ortodôntico e a terapia periodontal juntos trazem melhores resultados

O tratamento ortodôntico e a terapia periodontal são duas abordagens importantes na odontologia, cada uma com seu próprio objetivo e benefício. Mas você sabia que esses dois tratamentos podem trabalhar em conjunto para proporcionar uma melhoria à saúde bucal do paciente?

Vamos entender melhor como isso funciona. A terapia periodontal é o tratamento indicado para doenças das gengivas, que afetam as estruturas que sustentam os dentes: gengiva, osso alveolar e ligamento periodontal.

Essas doenças são causadas principalmente pelo acúmulo de placa bacteriana – responsável pela formação do tártaro nos dentes –, que leva a inflamação e sangramento e, em casos mais graves, pode evoluir para a perda de dentes. O objetivo da terapia periodontal, portanto, é eliminar a placa bacteriana e o tártaro para reduzir a inflamação e permitir a recuperação das estruturas periodontais quando feita intervenção no tempo certo.

Já o tratamento ortodôntico é indicado para correção de problemas relacionados à posição dos dentes inseridos nos ossos da maxila e mandíbula, como dentes mal posicionados, apinhamentos, mordida cruzada, mordida aberta, entre outros. Com isso, sabemos que o objetivo é primeiramente melhorar a função mastigatória e, como consequência, melhorar a estética do sorriso, e a saúde bucal como um todo, sendo nitidamente observada a importância na melhora da autoestima e qualidade de vida.

Mas o que os dois tratamentos combinados oferecem?

Quando esses dois tratamentos são combinados, a terapia periodontal pode ajudar a preparar a boca para o tratamento ortodôntico, eliminando as inflamações e as infecções que possam comprometer a movimentação dos dentes.

Além do mais, o tratamento ortodôntico pode ajudar a melhorar a higiene bucal, facilitando a remoção da placa bacteriana e do tártaro pelos pacientes.

Durante o tratamento ortodôntico, é recomendado o uso de dispositivos de limpeza específicos, divididos em três partes. Primeiro, uso das escovas interdentais, posteriormente o fio dental para garantir uma limpeza efetiva entre os dentes e gengivas, e por último uma boa escovação.

Além disso, os cirurgiões-dentistas especialistas em periodontia podem monitorar de perto a saúde periodontal do paciente durante todo o tratamento, garantindo que a movimentação dos dentes esteja ocorrendo de forma saudável e sem comprometer a saúde bucal do paciente.

Para finalizar, vale ressaltar que o tratamento ortodôntico junto com a terapia periodontal são duas abordagens que se complementam quando combinadas e podem proporcionar uma melhoria para a saúde bucal do paciente.

Compartilhe:

Deixe uma resposta