Os primeiros mil dias de vida – que inclui 270 dias de gestação e os primeiros dois anos da criança –, são fundamentais para o desenvolvimento físico, formação dos sistemas nervoso e imunológico, e para a assimilação de bons hábitos.
Nesse Agosto Dourado de incentivo à amamentação, a campanha Sorrir Muda Tudo – que valoriza a odontologia perante a população brasileira – vai mostrar como você, cirurgião-dentista, pode apoiar a prática e fazer a diferença nos 1000 dias de uma criança.
Pré-natal odontológico
Incentive o pré-natal odontológico entre pacientes gestantes, que é uma consulta que deve acontecer entre o 4º e 6º mês de gravidez. Nesse momento você vai:
1. Checar a saúde bucal da mãe e iniciar algum tratamento, caso necessário.
2. Orientá-la quanto à amamentação – pegada, sucção, posição, etc.
3. Conversar com essa mãe sobre os principais problemas bucais que dificultam o aleitamento, para que ela possa identificar caso as coisas não funcionem como o esperado – dente natal, lábio-palatal, lábio leporino, freio curto da língua, entre outros.
4. Falar sobre a importância da amamentação até, pelo menos, os seis meses de vida do bebê.
5. Junto com a importância da amamentação, não esquecer de ressaltar os benefícios que uma dieta equilibrada traz para a mãe e a criança. “Nos 1000 dias do bebê, é extremamente positivo evitar o açúcar, tanto para prevenir problemas bucais, como a cárie, quanto para prevenir doenças crônicas que afetam todo o corpo”, conta a odontopediatra Dr.ª Ronilza Matos. Lembrando que os 1000 dias são fundamentais para criar hábitos.
6. Explicar como deve funcionar a higiene bucal da criança quando os primeiros dentinhos aparecerem, passando também pelas consultas odontológicas regulares.
7. Recomendar práticas de saúde integrativas, caso tenha conhecimento, para uma período gestacional com mais bem-estar.
8. Seguir o perfil @sorrirmudatudo, compartilhar os conteúdos nos stories e incentivar que todos os pacientes acompanhem também.