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Ferramentas de marketing para dentista são bem-vindas

Alguns profissionais de odontologia podem pensar que ferramentas de marketing para dentista é algo que não combina com o seu trabalho. Além disso, podem entender que usar esse tipo de recurso é uma prática para qualquer outro negócio, menos o seu consultório. Porém, não é bem assim.

O marketing pode e deve ser trabalhado em odontologia, por cirurgiões-dentistas. Afinal, ter um consultório odontológico é ter um negócio. E o consultório precisa ter clientes e gerar resultados financeiros que o suportem e justifiquem também a sua razão de existir.

Nesse contexto, o trabalho de marketing contribui para fidelizar os clientes que o profissional já tem e também para buscar novos pacientes.

Tempo para marketing também é trabalho

O cirurgião-dentista habitualmente tem um dia a dia corrido, cheio. Talvez durante a pandemia essa situação tenha se modificado um pouco, com a redução dos atendimentos, devido a diversos fatores, como crise econômica, receio de furar a quarentena ou correr riscos ou mesmo agenda elaborada com mais espaçamento entre pacientes, como protocolo de biossegurança. Mas, de toda forma, é comum que o profissional dedique quase todo o tempo que tem para a prática clínica.

O que o profissional precisa ter em mente, é que assuntos relacionados ao negócio também fazem parte do trabalho. O consultório odontológico demanda tempo também para a sua própria gestão e o cirurgião-dentista, na maioria dos casos, é o seu próprio gestor.

O trabalho de gestão inclui todo o controle e gerenciamento de custos, despesas e receitas e, além do mais, também deve englobar as iniciativas de marketing.

Mas o que é possível fazer?

Usar as redes sociais com frequência faz você estar presente e mais próximo de seu público. Instagram, Facebook e Youtube são atualmente umas das redes mais usadas e ter seus pacientes adicionados é uma forma de você poder levar conteúdos relevantes a todos.

Por meio da rede social, o dentista pode “vender” a sua imagem e conquistar a confiança ou o interesse do cliente ou futuro cliente. Mas atenção, um ponto importante é sempre consultar o conselho federal ou regional para saber quais são as regras e limites, do que pode ser abordado.

Antes de iniciar qualquer atividade, você pode consultar o site do Conselho Federal de Odontologia (CFO) – acesse aqui – ou o material no site do CRO SP – acesse aqui. O capítulo XVI aborda os temas “anúncio, propaganda e publicidade”.

Estando alinhado com o que é permitido ou recomendado, você pode criar posts, stories, apresentações, vídeos, papers e até mesmo e-books para compartilhar com seus públicos.

Manter a frequência

Há uma frase popular que você provavelmente já ouviu: “Quem não é visto, não é lembrado”. Pois bem, estar na rede social e ter uma atividade frequente é uma forma de manter a sua relevância nela e alcançar seus amigos e seguidores com mais facilidade.

Quanto mais você utilizar, dependendo da forma que faz e do conteúdo que publica, mais você poderá alcançar mais gente e, quem sabe, aumentar a sua lista de clientes.

Além da rede social

Criar uma agenda para envio de e-mails e mensagens eletrônicas por meio de aplicativos também é uma alternativa positiva.

Você pode criar grupos ou enviar conteúdo individualmente. O importante é manter uma periodicidade e transmitir informações que o seu cliente certamente gostará de receber.

Como acertar a mão nessa atividade? Um exercício simples é se colocar no lugar do seu público. O que você gostaria de receber do seu dentista ou te chamaria a atenção?

Exemplos do que fazer:

  • Reforçar que o consultório é um ambiente seguro: você pode usar o WhatsApp para enviar cards (imagens com informações) a seus pacientes, para tranquilizá-los quanto a atendimentos e tratamentos (muitos têm “medo de dentista”) e informar suas práticas de biossegurança (principalmente devido aos cuidados necessários na pandemia).
  • Lembrar que consultas periódicas, pelo menos a cada 6 meses, ajudam na prevenção de problemas bucais mais complexos: você pode enviar a seus pacientes a mensagem por e-mail ou aplicativo de mensagens quando estiver chegando a data deles marcarem uma consulta. Para isso, é preciso ter um bom controle da sua agenda e ficar atento às oportunidades mês a mês.
  • Reforçar esses recados acima para o público em geral: publique um post na sua rede social que mais usa, de preferência onde seus clientes seguem você. Se você fizer um post os convidando para comentarem ou marcarem outras pessoas, certamente aumentará a chance da sua mensagem alcançar mais gente e, quem sabe, trazer novos clientes.
  • Recomendar cuidados e ao mesmo tempo promover soluções que você pode oferecer: seus materiais informativos podem abordar temas específicos, como “principais dicas de higiene bucal”, “como prevenir cáries”, “clareamento dental”; “bruxismo”, “lentes de contato”, “tratamento da gengivite”, “como funciona a limpeza”, “escovação para quem usa aparelho” e “saúde bucal do bebê e durante a gravidez”, entre outros.
  • Use vídeos para ganhar atenção: vídeos curtos principalmente podem ganhar relevância e ajudar a sua mensagem a chegar com mais eficiência pelas redes sociais e app de mensagem. Dá uma olhada no nosso perfil, exemplos de vídeo que você pode fazer, escolhendo seus próprios temas.

Gostou dessas ideias? Mãos à obra e bons resultados!

Fontes consultadas: Colgate, CFO, CRO, suryadental, Sorrir Muda Tudo e straumann.

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